MICRORIO ESCOLA DE PROFISSÕES – HÁ MAIS DE 20 ANOS FORMANDO PROFISSIONAIS!
VISITE NOSSAS REDES SOCIAIS

Departamento de Pessoal

O Departamento Pessoal, é o setor responsável para gerenciar os funcionários de uma empresa. Entre as suas principais atividades, estão: A marcação de ponto dos colaboradores, montar e calcular a folha de pagamento, bem como gerenciar o pagamento de todos os benefícios, férias, atestados e muitas outras coisas relacionadas.

Este setor encarregado por toda a parte burocrática relacionada a todos os colaboradores de uma empresa, garantindo, desta forma, o gerenciamento correto de todos os documentos dos colaboradores, que irá ser fundamental para o cumprimento de normas trabalhistas.

É importante frisar que, quanto maior for o número de colaboradores e o porte da empresa, mais complexa se torna a organização do Departamento Pessoal. Por conta disso, é essencial que o setor tenha auxílio de ferramentas tecnológicas para otimizar processos burocráticos, ajudar no controle e na organização de dados.

Algumas pessoas confundem o DP com o RH. Apesar de as duas áreas estarem relacionadas aos colaboradores, é importante entender a diferença entre RH e Departamento Pessoal. Enquanto o primeiro executa atividades mais estratégicas para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano, realizando também as entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo, o segundo é responsável por tarefas administrativas e processuais.

Por isso, é mais recomendado até, que os departamentos tenham espaços próprios dentro da empresa. Desse modo, cada equipe conta com profissionais distintos e especializados para realizar as funções da melhor forma.

Antigamente as empresas tinham um modo tradicional de atuar, mas assim como o cotidiano foi alterado com as novas tecnologias, a rotina do departamento pessoal também mudou.

Lidar com pessoas exige desenvoltura, novas técnicas e ferramentas. Uma empresa preparada para essas mudanças se torna mais estratégica em relação às demais e quem acompanha as mudanças não corre o risco de ficar parado no tempo utilizando métodos ineficientes que demandam muito tempo. As mudanças na rotina de departamento pessoal também abriram espaço para muita coisa acontecer, assuntos estes que você verá no curso.

O curso de Assistente Administrativo da Escola de Profissões Microrio viabiliza uma formação em várias áreas de atuação, pois o papel daquele profissional será, justamente, o de suprir as necessidades de um administrador.

Todas as imagens são meramente ilustrativas.

Carga Horária: 16 horas.

Todas as imagens são meramente ilustrativas.

Este curso faz parte da Formação

Rotinas Administrativas: Um Curso Diferenciado e Inovador que Leva a Realidade do Dia-a-Dia das Empresas, Para Dentro de Sala de Aula e prepara você Para Atuar no Mercado de Trabalho. Este curso é destinado a todos que pretendem trabalhar na área ligada a escritório. (Saiba Mais)

Cursos que talvez possam lhe interessar

Assistente Administrativo: Nos dias atuais, a competitividade no mercado de trabalho cresce e as vagas de emprego tendem a ser cada vez mais disputadas. Surge um novo tipo de profissional moderno, interessa¬do em se qualificar para enfrentar os novos desafios que se apresentam. (Saiba Mais)

Marketing e Telemarketing: Marketing é uma palavra de origem inglesa que foi concebida com base na palavra Market, ou seja, Mercado na língua portuguesa, acompanhada do gerúndio inglês -ing. Desta forma, podemos entender que o Marketing seria algo como “ação voltada para o mercado”. Ainda, segundo Chiavenato (2007), Marketing é o ato de “satisfazer as necessidades dos clientes, administrando relacionamentos lucrativos com os mesmos.” (Saiba Mais)

Contabilidade: A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das organizações visando o fornecimento de informações para o processo de tomada de decisões econômicas. Exprime os seus resultados nos demonstrativos contábeis. A contabilidade é um processo que identifica, mede, registra e divulga a informação econômica de uma organização para que seja possível a avaliação da situação desta pelas pessoas interessadas. A contabilidade analisa e interpreta os registros dos fenômenos que afetam o patrimônio da empresa. (Saiba Mais)